top of page

Como plantar

Se você é um amante da natureza e de plantas, mas nunca se arriscou a realizar um plantio por achar que não possui os devidos conhecimentos, esse post foi feito para você! Separamos algumas dicas básicas que você deve saber quando for cultivar qualquer planta.

ree

O primeiro ponto a ser entendido é que existem diversos tipos de plantas que podemos ter em nossas casas. Flores, folhagens, temperos e plantas medicinais trazem beleza e benefícios para a saúde. Já as plantas ornamentais oferecem cores, formatos e beleza. É importante identificar os tipos de plantas que existem e os ambientes em que elas se adaptam (interno/externo).


ree

Alguns exemplos mais comuns que encontramos no dia a dia:

  • Flores: existem uma infinidade de espécies e são a melhor opção para criar ambientes alegres e românticos. Elas se adaptam a todos os estilos de decoração e ainda perfumam a casa. No entanto, é necessário entendem bem como plantar cada espécie, para que elas sobrevivam por mais tempo.


ree

  • Palmeiras: são perfeitas para áreas internas e externas, precisam de vasos maiores, mas em compensação sua manutenção geralmente é bem simples.


ree

  • Suculentas e cactos: conhecidas por serem fáceis de cuidar e muito simples de adotar na decoração, são plantas que não necessitam de poda e podem ser regadas 1 ou 2 vezes durante a semana, além de não haver dificuldade para transferi-las dos vasos para outros recipientes, como xícaras, lâmpadas e cachepôs.


ree

  • Samambaia: quem se lembra da plantinha nostálgica que encontramos penduradas nas salas e varandas das casas das nossas avós? São plantas que se adaptam a áreas com bastante sombra, mas elas também podem desenvolver-se bem em plena luz do sol.


ree

Como plantar em vasos

Vimos que cada planta possui suas necessidades e recomendações de como sobreviver por mais tempo. A escolha do vaso é o primeiro passo para saber como plantar corretamente, isso porque as raízes precisam de espaço para crescer e se desenvolver. Depois disso, despeje uma camada de argila ou pedriscos no fundo do vaso (cerca de ¼ do vaso), como demonstrado da figura A. Corte um pedaço de manta bidim do tamanho suficiente para cobrir a camada de argila ou pedriscos e a lateral do vaso (figura B). Coloque um pouco de substrato para servir como base para a planta e posicione-a no centro do vaso, sem quebrar o torrão. Preencha com substrato os espaços que ficam vazios cuidando para não cobrir muito o caule da planta. Pronto! Agora cubra o substrato que ficou à mostra com cascas de árvore, palha ou pedriscos, para manter a umidade do solo.


ree

ree


Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.


  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


ree

Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

Comentários


bottom of page