top of page

Como plantar

Se você é um amante da natureza e de plantas, mas nunca se arriscou a realizar um plantio por achar que não possui os devidos conhecimentos, esse post foi feito para você! Separamos algumas dicas básicas que você deve saber quando for cultivar qualquer planta.


O primeiro ponto a ser entendido é que existem diversos tipos de plantas que podemos ter em nossas casas. Flores, folhagens, temperos e plantas medicinais trazem beleza e benefícios para a saúde. Já as plantas ornamentais oferecem cores, formatos e beleza. É importante identificar os tipos de plantas que existem e os ambientes em que elas se adaptam (interno/externo).



Alguns exemplos mais comuns que encontramos no dia a dia:

  • Flores: existem uma infinidade de espécies e são a melhor opção para criar ambientes alegres e românticos. Elas se adaptam a todos os estilos de decoração e ainda perfumam a casa. No entanto, é necessário entendem bem como plantar cada espécie, para que elas sobrevivam por mais tempo.



  • Palmeiras: são perfeitas para áreas internas e externas, precisam de vasos maiores, mas em compensação sua manutenção geralmente é bem simples.



  • Suculentas e cactos: conhecidas por serem fáceis de cuidar e muito simples de adotar na decoração, são plantas que não necessitam de poda e podem ser regadas 1 ou 2 vezes durante a semana, além de não haver dificuldade para transferi-las dos vasos para outros recipientes, como xícaras, lâmpadas e cachepôs.



  • Samambaia: quem se lembra da plantinha nostálgica que encontramos penduradas nas salas e varandas das casas das nossas avós? São plantas que se adaptam a áreas com bastante sombra, mas elas também podem desenvolver-se bem em plena luz do sol.



Como plantar em vasos

Vimos que cada planta possui suas necessidades e recomendações de como sobreviver por mais tempo. A escolha do vaso é o primeiro passo para saber como plantar corretamente, isso porque as raízes precisam de espaço para crescer e se desenvolver. Depois disso, despeje uma camada de argila ou pedriscos no fundo do vaso (cerca de ¼ do vaso), como demonstrado da figura A. Corte um pedaço de manta bidim do tamanho suficiente para cobrir a camada de argila ou pedriscos e a lateral do vaso (figura B). Coloque um pouco de substrato para servir como base para a planta e posicione-a no centro do vaso, sem quebrar o torrão. Preencha com substrato os espaços que ficam vazios cuidando para não cobrir muito o caule da planta. Pronto! Agora cubra o substrato que ficou à mostra com cascas de árvore, palha ou pedriscos, para manter a umidade do solo.





Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.


  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page