top of page

Como as plantas reagem as mudanças de estações?

Nas épocas mais favoráveis, geralmente quando há calor e disponibilidade de água, o organismo das plantas tem a atividade acelerada, marcada principalmente pela formação e desenvolvimento de novos ramos e folhas. Nas épocas menos favoráveis esse ritmo pode cair bastante, a ponto de diversas espécies desprenderem suas folhas para esperar um novo período de calor ou de chuvas para retomar seu crescimento.



No verão, os dias são mais longos do que as noites. Com o maior período de exposição aos raios solares, as temperaturas médias aumentam. Neste período, há mais chuva. O calor do sol favorece o crescimento e amadurecimento de grãos e frutos. Alguns alimentos que aparecem em abundância no verão são abacate, abacaxi, banana, goiaba, limão, manga, uva, batata, alface, tomate e cebola.



Quando o outono chega, os dias voltam a ter a mesma duração das noites. A temperatura e a umidade do ar diminuem, mas o frio não é tão intenso quanto no inverno. Com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez mais curtos. O outono é uma estação muito bonita — as folhas das árvores de algumas espécies (caducifolhas) tendem a ficar secas e caem, deixando o chão dos parques e jardins todo coberto por um tom alaranjado. É durante o outono que ocorrem a maioria das colheitas agrícolas. Nessa época, os frutos estão maduros e também caem das árvores.



O inverno é caracterizado pela queda da temperatura. Em lugares mais frios, ocorrem geadas que queimam as folhas e frutos das plantas. A incidência de raios solares é menor durante o inverno, por isso as noites são mais longas do que os dias. As árvores perdem as folhas para manter a pouca quantidade de água que possuem.



Na primavera, a temperatura costuma ser amena. Ela vai aumentando aos poucos, de acordo com a aproximação do verão. No Brasil, no final da primavera, a temperatura e a umidade aumentam e começam as pancadas de chuva. Nessa estação, o dia e a noite têm a mesma duração — com o passar do tempo, o dia vai ficando maior, com o aumento da incidência dos raios solares no hemisfério. A primavera é conhecida como a estação das flores — é nessa época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. As árvores ficam bonitas e cheias de cores.




Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.

  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page