Como escolher o vaso ideal?

Quem pensa que os tipos de vasos influenciam apenas na decoração se engana. Escolher o recipiente ideal para sua planta é um passo importante para sua saúde, desenvolvimento e floração, porque cada modelo possui suas características, sendo adequado para diferentes espécies.


Tipos de materiais


Plástico: O vaso de plástico um dos materiais mais comuns nos diferentes tipos de vasos. Apesar de ser leve, resistente e acessível, o plástico não é o produto mais recomendado.

Como é impermeável, dificulta a evaporação da água, tornando o ambiente muito úmido em alguns casos. Além disso, alguns vasos de plástico podem esquentar com o sol, prejudicando a saúde da planta.



Cerâmica: Elegante e resistente, o vaso de cerâmica se adapta perfeitamente a essa função. Sua composição permite que a terra fique sempre fresca e em uma temperatura agradável.

Além disso, possui bastante permeabilidade, o que possibilita que a água corra pela terra sem problemas. Porém, graças a essa característica, a planta pode precisar de mais regas. Para evitar problemas é necessário checar a umidade com regularidade.



Cimento: Para quem procura um estilo rústico, o vaso de cimento é a opção ideal! Assim como a cerâmica, o concreto deixa a terra em uma temperatura agradável para o crescimento das plantas.

Possui uma boa permeabilidade, o que também é positivo! Como contraponto, o vaso de cimento pode ser pesado e um tanto desajeitado. Por isso, é mais indicado para espaços externos.



Polietileno: Os vasos de polietileno estão muito em alta graças a suas várias qualidades. Facilmente encontrados em lojas especializadas, esses produtos são produzidos em um plástico grosso e resistente.

Sua composição especial evita o aquecimento da terra e, como mantém a umidade por mais tempo, podem ser uma boa ideia para certas espécies. Além disso, é um material muito versátil, sendo possível encontrar modelos de diferentes cores e texturas!



Formato dos vasos

Na hora de escolher o vaso de planta com melhor formato, não pense apenas na decoração. Algumas espécies precisam de ambientes com configurações específicas. Tudo vai depender das características da espécie escolhida. Conheça os principais formatos de vaso abaixo.


Redondo: O vaso redondo é o um dos mais clássicos! É possível encontrá-lo em diferentes tamanhos e de diversos materiais. Com uma boa profundidade, ele consegue receber a maioria das espécies sem problemas. É uma boa opção para quem busca algo simples e versátil.



Bacia: Os vasos em formato de bacia possuem uma aparência rústica e charmosa. Combinam especialmente com as áreas externas, onde não é necessário se preocupar tanto com o espaço.

Um ponto importante é observar a profundidade do recipiente, já que muitas vezes as bacias podem ser rasas. Nesse caso, é recomendado plantar uma espécie com raízes curtas, como as delicadas suculentas.



Caixa: Assim como o nome indica, os vasos em formato de caixa são quadrados ou retangulares. Graças à sua aparência angulosa, se adaptam bem em ambientes com uma decoração moderna.

Muitas espécies se adaptam aos vasos em formato de caixa. Como possui um espaço amplo, costuma ser utilizado para temperos e ervas aromáticas.



Trapézio: Os vasos em trapézio são caracterizados por possuir a parte inferior um pouco mais fina, criando um formato agradável e elegante. Geralmente, são altos e pesados, sendo recomendados para plantas grandes ou pequenas árvores.


Lembre-se: Se você tem uma plantinha que cresceu demais, não se preocupe. Transplantar é um processo que pode ser muito benéfico para diferentes espécies. Seguindo algumas recomendações, sua planta poderá se adaptar a um recipiente mais espaçoso.




#preservepaisagismo #vasos #flor #plantas #irrigacao #pergolado #cuidadosjardins #jardins #trepadeira #paisagismocampinas #jardimvertical


Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.

  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo