top of page

Fungicida caseiro

Os fungos são responsáveis por muitas das doenças que aparecem nas plantas. Um dos principais sinais do aparecimento de fungos nas plantas é o aparecimento de mofo e bolor. Para minimizar os danos causados pelos fungos e evitar o seu crescimento e reprodução, aplicar canela (polvilhando diretamente ne terra ou em solução) pode ser uma boa medida, pois a mesma possui propriedades fungicidas.


Receita de solução de canela

· Junte meio litro de água a uma colher de sopa de canela em pó.

· Misture, homogeneizando esta solução.

· Deixe repousar esta solução por 12 horas.

· Após esse período, coe a solução e coloque num borrifador ou recipiente.

· A mistura pode ser aplicada diretamente nas plantas, ou, no caso de mudas, pode ser feito um mergulho das mesmas por 1h, de forma que a planta absorva a solução. Posteriormente, plante as mudas no seu jardim ou horta.

Nota: há quem adicione a esta solução 1 aspirina esmagada para potencializar a ação.


A canela pode ser utilizada de forma preventiva nas hortas e jardins, polvilhando uma pequena quantidade ao redor da planta para remover os insetos indesejáveis. Porém, esta solução só será minimamente eficaz se o desenvolvimento do fungo não estiver muito avançado. Outra receita ótima como bactericida e antifúngico, é o caldo de fumo, que cicatriza as feridas causadas pelo inseto.




Receita de caldo de fumo

· Misture 100 gramas de fumo de corda cortados em pedacinhos em meio litro de álcool e meio litro de água, e deixe descansar por 15 minutos.

· Em seguida, corte 100 gramas de sabão em pedra neutro e dissolva em 10 litros de água. Misture um pouco dessa água na mistura anterior e pronto. Coloque em borrifador para jogar sobre a planta e/ou no seu jardim.

· Borrife logo cedo ou no final do dia, para não pegar o sol nos horários mais fortes, pois faz mal ao cultivo. Essa mistura não faz mal nem para planta e nem para quem aplica.


Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.


  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

2.550 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page