top of page

Importância das palmeiras

As palmeiras são plantas tropicais oriundas principalmente de países da África, América Latina e Sul da Ásia. Podem atingir até 40 metros de altura, como é o caso da Palmeira Imperial, por isso deve ser avaliado o local onde a palmeira será plantada, afim de evitar problemas futuros. Inclusive, porque as palmeiras são uma companheira para toda vida.



As palmeiras pertencem à família Arecaceae e se diferenciam das demais plantas por apresentarem características próprias: podem ser solitárias ou agrupadas, germinar por sementes ou rebrotar formando touceiras, de estipes mais finos ou de diâmetros maiores, as vezes de grande porte, outras nem tanto.

O caule é lenhoso e cilíndrico, coroado por um penacho de folhas. As folhas mais alongadas são características físicas que dão identidade às palmeiras.



Além de belas, elas também possuem um papel fundamental na natureza, pois a sua conservação está diretamente ligada ao fornecimento de alimento para a fauna silvestre através de seus cachos, além de ser um meio da produção de frutos e de outros insumos (folhas, cacho, madeira, raiz, seiva e palmito) que movimentam a economia e fazem parte das culturas amazônicas, como são utilizadas na cobertura de casas, bem como na confecção de cestarias.



Este grupo de plantas está entre as 227 espécies de árvores que são hiperdominantes no bioma amazônico.




Para maiores informações, entre em contato com a Preserve Paisagismo.


  • Telefones: (19) 32326313 / 33956604

  • Celular: (19) 996906363


Patrícia Vilela

Engenheira Agrícola

Preserve Paisagismo

1.218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page